Fidelizando os clientes do seu bar ou Restaurante – Dicas e Soluções de Automação Comercial

A fidelização de clientes sempre foi um fator decisivo nas estratégias de bares e restaurantes. Mas também sempre foi um desafio para os gerentes. Uma pesquisa feita pela Oracle mostra que cerca de 50% dos gerentes acreditam que os clientes se inscreveriam livremente em um programa de fidelidade. 47% dos gerentes acreditam que as promoções são relevantes, mas somente 27% dos consumidores acham que as ofertas são relevantes e outros 27% dizem que as ofertas são raramente relevantes. 

Já uma outra pesquisa feita pela ABEMD mostra que 68% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar até 10% a mais por um produto ou serviço se eles tiverem um bom atendimento em troca.

As automações comerciais podem auxiliar em vários pontos do processo de fidelização de clientes para bares, restaurantes e cafeterias.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança” – Charles Darwin

Reduzindo filas

As filas são uma das experiências mais frustrantes para os clientes em um restaurante. Geralmente as pessoas estão ansiosas por uma acomodação em uma mesa ou agilidade no processo de pagamento da conta.

A automação comercial pode auxiliar o atendimento do cliente da chegada à saída. O restaurante pode disponibilizar uma comanda eletrônica e POS Móvel para o cliente.

Automatizando pedidos com a Comanda Eletrônica

A comanda eletrônica oferece diversas vantagens se comparada a comanda em papel. 

Comanda em papel

  • Risco de perda por parte do cliente
  • Cobrança de multa é abusiva
  • Risco de danificação 
  • Dificuldade de registro e análise de dados
  • Acúmulo de material descartável em papel
  • Dificuldade no fechamento de caixa
  • Erro na entrega do pedido

Comanda Eletrônica

  • Velocidade no atendimento
  • Sem risco de  perda por parte do cliente
  • Sem risco de danificação 
  • Registro e análise de dados
  • Agilidade na comunicação entre garçom e cozinha
  • Facilidade na correção de pedidos
  • Sem acúmulo de material descartável em papel
  • Facilidade no fechamento de caixa

Produzimos um conteúdo completo tirando todas as dúvidas relacionadas a implementação de Comanda Eletrônica. Você pode acessar o conteúdo aqui: Comanda de Papel vs Comanda Eletrônica

POS Móvel

Com o POS Móvel o cliente pode pagar o consumo diretamente na mesa. Com essa facilidade o cliente não precisa entrar em uma fila na hora de ir embora, agregando uma experiência ainda mais positiva aumentando o índice de satisfação do cliente.

Vantagens

  • Praticidade no atendimento das vendas
  • Redução de custos
  • Atende a legislação fiscal NFC-e
  • Gerenciamento administrativo via web.
  • Possui impressora
  • Conexão por wi-fi ou 4G
  • Aceitar diversas formas de pagamento

O uso do delivery

A tecnologia traz diversas vantagens para os clientes que querem poupar tempo e ficar no conforto de casa. Por esses motivos os deliverys crescem a cada ano. Os restaurantes que não disponibilizam o recurso de delivery podem perder muito dinheiro.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) divulgou uma pesquisa que aponta um crescimento no uso de aplicativos de delivery. São cerca de R$ 1 bilhão em pedidos a cada mês, movimentando cerca de R$ 11 bilhões a cada 12 meses.

A Automatize disponibiliza um módulo de delivery que é integrado no seu sistema de frente de caixa, possibilitando uma gestão completa dos pedidos pela internet e pedidos feitos localmente no restaurante.

Produzimos um conteúdo completo relacionado ao uso de Delivery. Você pode acessar o conteúdo aqui: O crescimento do uso do delivery pelos consumidores

Módulo fidelidade

Como dito anteriormente, parte dos clientes pode ter interesse em participar de um programa de fidelidade. Os programas de fidelidade disponibilizam diversas formas de recompensar os clientes. Pode ser por descontos, promoções sazonais exclusivas, pontos para trocar por descontos.

Como a Automatize pode ajudar o seu Restaurante a fidelizar os clientes

A Automatize disponibiliza aos seus clientes uma diversidade de recursos e tecnologias para automação comercial. São mais de 19 anos de experiência e mais de 1.000 mil clientes atendidos, entre bares, restaurantes e cafés.

Etapas de Implementação da Automação Comercial 

Levantamento ou mapeamento de necessidades

É muito importante mapear as necessidades da empresa na hora de decidir implementar alguma solução de automação comercial. Algumas necessidades são básicas, tais como: controle de caixa, controle de estoque, eliminar filas no caixa, agilizar os processos de recebimento de pedidos na cozinha. Mas em alguns casos outras necessidades específicas podem determinar a solução e as configurações ideais para o seu negócio. Um café que vende livros por exemplo por necessitar de um pdv de frente de caixa que mostre capa e contra capa de um livro além da lombada onde fica o título e autor na posição vertical. Tudo isso para facilitar a busca pela disponibilidade do título e identificar de forma visual o livro. 

Um restaurante que oferece algum serviço especial além dos pratos e drinks como a reserva de mesas por exemplo.

Definição dos Recursos de Hardware e Software

É hora de escolher as melhores soluções de automação comercial e os recursos de hardware e software devem ser pensados e levados em conta no momento de decidir a melhor solução para o negócio.

Nesse momento vale agendar uma visita de um consultor especializado em automação comercial para receber uma apresentação de pdv de frente caixa, principais funcionalidades, ERP para gestão e controle de recursos de estoque, controle de caixa, etc.

Uma dica é buscar soluções completas que integrem controle de estoque, frente de caixa, processos de pedidos para a cozinha e terminais e microterminais para agilizar o atendimento dos clientes.

Treinamento e envolvimento dos usuários

O treinamento da equipe é uma parte muito importante no processo de implementação de soluções de automação comercial. É importante garantir que a equipe compreendeu de forma completa o funcionamento da solução para evitar transtornos e otimizações erradas.

Busque soluções no mercado que tenham mais tempo de expertise e que atendam de forma mais customizada o seu segmento. Existem pdv’s por exemplo que são mais indicados para restaurantes e café por exemplo. Buscas soluções específicas pode poupar tempo de treinamento e implementação além de dar uma garantia de que a solução busca melhorias voltadas para o seu segmento.

Implantação e Acompanhamento

Toda solução de automação comercial deve passar por um período de implementação e avaliação. Esse tempo é necessário para executar diversas tarefas importantes para ter uma solução 100% implementada. Cadastros de produtos e serviços, além do registro atual do estoque, integração com certificação digital para emissão de notas fiscais requerem tempo e testes de validação.

A empresa responsável pela solução deve acompanhar e auxiliar nesse processo.

Manutenção e Suporte

Diversas situações dependem de manutenção e suporte em empresas que utilizam automação comercial. Atualização de software, substituição de equipamentos obsoletos por novos equipamentos, até mesmo falhas nos equipamentos por decorrência de quedas de energia, equipamentos quebrados em acidentes, etc.

Uma empresa especializada vai garantir manutenção dos softwares e suporte 24 horas garantindo segurança e funcionamento da solução.

Integração das Filiais com a Matriz

Outra funcionalidade importante é a integração entre filiais. Muitas empresas como redes de restaurantes por exemplo podem ter uma gestão mais completa com soluções de automação comercial que permitam a gestão e controle de todas as filiais de forma centralizada.

Isso ajuda muito no controle geral de estoque, no fluxo de caixa e no planejamento financeiro do negócio, possibilitando de forma ágil por exemplo saber qual das filiais tem recursos suficientes ou não para repor o estoque.

“Para uma empresa excelente, a inovação é a única coisa permanente.” Tom Peters

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