Comanda de Papel vs Comanda Eletrônica

A tecnologia cada vez mais participa dos negócios, impactando de forma decisiva o posicionamento das empresas dentro dos seus segmentos. Os bares e restaurantes não ficaram de fora de toda essa revolução. 

As facilidades proporcionadas pela tecnologia de automação comercial abriu precedentes para um salto na qualidade da prestação de serviços nos bares e restaurantes. Os clientes sentiram essa mudança de forma super positiva e uma vez que o cliente tenha uma experiência positiva ele passa a ser mais exigente no processo de atendimento.

Muitos bares e restaurantes novos ou que já atuam no segmento necessitam acompanhar essa evolução no atendimento dos clientes e devem começar repensando tarefas básicas e essenciais para o atendimento.

A comanda é sem dúvida um item que merece atenção e que sofreu grande impacto com os avanços de automação comercial, principalmente na frente de caixa.

Por isso dedicamos esse conteúdo aos donos e gestores de bares e restaurantes dando a possibilidade de avaliar a necessidade de investir na comanda eletrônica como forma de buscar a excelência no atendimento dos clientes.

Comanda de Papel

A comanda de papel por muito tempo foi o principal meio de registrar os pedidos dos clientes em bares ou restaurantes. Somos tão acostumados a comanda de papel que ficamos até ansiosos quando o garçom não nos estende a mão com a comanda. 

Vantagem

Controle do cliente

Com a comanda de papel temos o controle em nossas mãos. Está tudo anotado nela, podemos ver quantas cervejas tomamos, quantos pratos de petiscos pedimos, quantos cafezinhos tomamos e por aí vai.

O controle em determinado momento acaba sendo importante para o cliente calcular mesmo que de forma rápida o quanto terá que pagar no caixa.

Personalização com a marca

A comanda de papel permite que ao restaurante ter uma comanda personalizada com a identidade visual do bar ou restaurante. Além dessa personalização a comanda pode ser utilizada para comunicar outras informações e até mesmo campanhas, como descontos, formas de pagamento, dados de contato do bar ou restaurante.

Desvantagem

Risco de perda por parte do cliente

É muito comum ocorrer a perda da comando por parte do cliente. Diversas situações podem facilitar a perda: alguém pegar a comanda errada de cima da mesa no momento de ir embora, a comanda cair no chão sem alguém perceber, a comanda ser guardada em algum lugar do qual o cliente não lembre, etc.

Cobrança de multa é abusiva

A cobrança de multa sobre a perda de comanda  de papel é considerada uma prática abusiva. A responsabilidade pelo controle é do estabelecimento e não pode ser transferida ao cliente, assim, recomenda-se ainda mais o restaurante a ter essa informação automatizada.

Risco de danificação 

Em bares e restaurantes é muito comum os clientes deixarem a comando em baixo do copo ou da garrafa de cerveja e isso danifica a comando tornando em alguns casos ilegível as marcações de quantidade de itens consumidos.

Dificuldade de registro e análise de dados

Pensando no controle de fluxo de caixa as comandas em papel são grandes dificultadores. Como os dados não são contabilizados de forma imediata o controle de estoque não é em tempo real e dependendo do movimento do bar ou restaurante perde-se a vantagem de prever a falta de algum item no estoque durante o expediente. 

Além de toda a análise proporcionada por um software de frente de caixa quando o volume de itens consumidos é registrado e fica disponível para o gerente avaliar o impacto no estoque, custos e vendas.

Acúmulo de material descartável em papel

O acúmulo de lixo em um bar e restaurante é bem grande e buscar reduzir o descarte de insumos é importante. O volume de lixo tem impacto na logística de armazenagem desse lixo, além do espaço ocupado pelo lixo e descarte do lixo. Pode não ser tão óbvio quanto maior for o acúmulo de lixo maior será o impacto na logística de administrar esse descarte e consequentemente por menor que seja terá um impacto nos custos de administração interna do bar ou restaurante.

Dificuldade no fechamento de caixa

A quantidade de horas extras somadas no final do mês dedicadas ao fechamento de caixa diárias é grande quando o bar ou restaurante utiliza comandas de papel. O gerente tem um grande trabalho em contar o total de comandas e itens consumidos calculando os valores desses itens para fechar o caixa.

Muitas vezes devido a comandas perdidas ou danificadas esse fechamento não fica 100% fechado. Isso tem impacto negativo no processo de gestão e controle de caixa. Se a cada fechamento a contagem de itens consumidos não for correta em algum momento o estoque vai sentir essa falta e o bar ou restaurante ficará com algum item indisponível para o atendimento de um cliente e isso vai impactar de forma negativa nas vendas.

Erro na entrega do pedido

Como o garçom não fica com uma cópia da comanda consigo pode acontecer da cozinha enviar um pedido para a mesa errada. É muito comum ver em bares e restaurantes algum garçom confirmando com o pessoal da mesa se o pedido é daquela mesa!

O impacto na percepção do atendimento é muito negativo quando o pedido atrasar ou chegar errado na mesa. E o atraso pode ser por que o garçom não entregou em tempo hábil o pedido na cozinha.

Comanda Eletrônica

Como comentado no início do conteúdo o avanço tecnológico proporcionou aos bares e restaurantes uma série de recursos de controle e fluxo de caixa, frente de caixa, pdvs, controle de estoque e atendimento ao cliente. As comandas se tornaram eletrônicas e automatizadas, integrando os pedidos diretamente da mesa com a cozinha e com o caixa.

Toda essa vantagem se reverte em uma alta na satisfação do cliente auxiliando no relacionamento positivo e retenção do cliente.

Vantagem

Velocidade no atendimento

O maior ganho com certeza é na velocidade do atendimento. Com a comanda em papel o cliente fica um tempo maior esperando a chegada do pedido, por conta do tempo que o garçom pode levar até entregar o pedido no balcão da cozinha.

Com a comanda eletrônica o pedido fica totalmente integrado a cozinha, acelerando o preparo do prato e consequentemente a entrega do pedido mais rápido. O fechamento da comanda também tem um grande ganho podendo até mesmo eliminar a fila de pagamento.

Essa vantagem é a que gera o maior índice de satisfação dos clientes, pois é percebido de forma direta pelo cliente, no pedido e na saída.

Sem risco de  perda por parte do cliente

A tranquilidade que o cliente tem em não correr risco de perda da comanda é um diferencial do uso da comanda eletrônica. Todas aquelas situações comentadas acima como troca de comanda por engano, perda da comanda ao cair no chão não afetam mais o atendimento e evita muitos transtornos para o cliente e para o restaurante.

Sem risco de danificação 

Como a comanda não fica sob efeito da umidade dos copos e garrafas ou até mesmo do suor dos bolsos (muitas pessoas colocam a comanda nos bolsos) da roupa o risco de danificação não existe mais. A segurança do volume de itens consumidos fica garantida.

Registro e análise de dados

Essa é uma grande vantagem para o gerente do bar ou restaurante. A comanda de papel dificulta muito o controle e análise de dados de pedidos. Com a comanda eletrônica existe a possibilidade de integrar a comanda com o software de controle de caixa e controle de estoque.

É esse registro que possibilidade ao gerente fazer diversas análises do negócio, identificando uma alta saída de algum produto e se antecipando na reposição do estoque por exemplo.

Agilidade na comunicação entre garçom e cozinha

O garçom tem um grande ganho na agilidade do atendimento com a integração da comanda eletrônica com a cozinha e com o software de frente de caixa. 

Com essa agilidade o garçom consegue atender mais mesas num período menor. Isso pode reduzir a necessidade do restaurante contratar mais garçons para dar conta do atendimento.

Também evita muitos transtornos para o garçom, uma vez que os pedidos são identificados de forma precisa para cada mesa.

Facilidade na correção de pedidos

É comum clientes mudar o pedido e isso é facilitado pela comanda eletrônica. A comanda em papel fica rasurada e isso pode dificultar o pagamento do cliente e fechamento de caixa.

Sem acúmulo de material descartável em papel

Redução no acúmulo de papel descartável. Dependendo do fluxo de cliente de um restaurante ou bar um pilha de comandas fica acumulada a cada final de expediente. Multiplique pelo mês e depois multiplique pelo ano! É muito papel!

Facilidade no fechamento de caixa

O gerente do bar ou restaurante vai ter tranquilidade no momento do fechamento do caixa. O fechamento de caixa se torna automático com a integração da comanda eletrônica junto com o software de frente de caixa. 

Desvantagem

Controle do cliente

Não chega a ser uma desvantagem por que o cliente pode solicitar ao garçom as informações de consumo, mas o cliente não tem de forma imediata como verificar o seu consumo, devido ao registro do pedido ser feito via algum recurso eletrônico integrado diretamente com a cozinha e com o caixa.

OBS

Em alguns estabelecimentos automatizados, já existe a possibilidade de consulta aos lançamentos no cartão/comanda. Terminais espalhados no ambiente para serviço de auto atendimento ou aplicativos de meio de pagamento que localizam a comanda via internet, buscam mostrar os dados da compra.

Personalização com a marca

Com a retirada da comanda em papel o restaurante não terá como utilizar a comanda para veicular alguma comunicação. 

Dica de Automação comercial para Restaurantes

Você viu que a comanda eletrônica supera em diversas vantagens a comanda em papel. Vale muito avaliar a possibilidade de colocar um recurso como comanda eletrônica no estabelecimento. São diversas vantagens que vão ser revertidas em satisfação do cliente e consequentemente em mais vendas.

A automatize pode auxiliar o seu bar ou restaurante a implementar diversos recursos de automação comercial. São mais de 19 anos de experiência e mais de 1.000 clientes atendidos, isso é uma garantia de completas e excelentes soluções de automação comercial.

Mesmo seu bar ou restaurante sendo um estabelecimento pequeno, pode usufruir de recursos e soluções disponibilizadas pela Automatize. Temos a solução ideal que cabe no seu bolso e entrega qualidade e agilidade para o seu negócio.

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